Veganismo como um ato político e popular. É com essa premissa que a iniciativa “Vegano Periférico” foi criada pelos irmãos gêmeos Leonardo e Eduardo Luvizetto. Os dois, nascidos em Campo Grande, região periférica de SP, criaram um movimento que busca propagar os ideais veganos às comunidades mais pobres, trazendo o debate para a periferia, local onde este tema tem mais dificuldade para ser compreendido.
Vivendo na periferia e passando por vários trabalhos para se sustentar, incluindo redes de fast food, os dois irmãos passaram a se questionar sobre os hábitos alimentares, e a pesquisar sobre os benefícios do veganismo e a luta para a extinção da exploração animal.
Percebendo que precisavam criar uma nova forma de comunicação para atingir a população, os dois criaram o site Vegano Periférico, que conta com toda uma estrutura para conectar às pessoas às práticas do veganismo.
No site é possível encontrar artigos com diversas abordagens sobre o tema, além de um documentário, onde os dois irmãos contam sua trajetória e conduzem várias conversas e reflexões sobre o consumo exagerado e não sustentável da carne no mundo. O filme também entrevista vários ativistas sociais que desenvolvem programas de inclusão em comunidades mais pobres, oferecendo cursos, oficinas, e claro, alimentação vegana gratuita para todos.
No instagram, a página do Vegano Periférico já conta com mais de 350 mil seguidores. As postagens diárias sempre abordam temas importantes sobre o veganismo e até dão dicas de receitas veganas para os já praticantes.
Os simpatizantes da causa podem ajudar a iniciativa do Vegano Periférico através da campanha do Apoia-se, disponível no próprio site deles, ou até mesmo comprando produtos em uma loja virtual, onde camisetas, bolsas e outros materiais são vendidos, sempre estampando mensagens relacionadas à causa vegana.