A Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa) confirmou na noite desta quinta-feira (5) que o primeiro caso da variante delta do novo coronavírus foi confirmado no estado. Trata-se de um paciente que está com um leve quadro da covid-19 e que não precisou de internação.
Ainda de acordo com a Sespa, o paciente tem 26 anos, está em Belém e veio dos Estados Unidos. As amostras e testes foram realizados no último dia 30 de julho, quando o Instituto Evandro Chagas (IEC) recebeu dois casos confirmados de Covid-19. Ambos eram suspeitos de infecção pela variante delta. As amostras foram coletadas no Laboratório Central de Saúde Pública (Lacen) do Pará para realização do sequenciamento genômico.
“Tratam-se de dois pacientes procedentes de uma cidade na Flórida, nos Estados Unidos, tendo também passagem em aeroporto da cidade de São Paulo, no qual fez escala aérea, e chegaram em Belém no dia 18 de julho de 2021”, afirma o IEC.
Segundo a Sespa, os dois pacientes não estavam vacinados. Um deles foi internado no dia 27. O segundo se encontra em isolamento domiciliar e apresente um quadro leve de saúde.
Ainda de acordo com nota técnica, a variante tem provocado aumento de casos de Covid-19 em diversos países no mundo, após emergência na Índia e classificação pela Organização Mundial da Saúde (OMS) como sendo uma variante de preocupação, por ter maior transmissibilidade.
“O IEC reforça as medidas ainda necessárias de adesão à vacinação, assim como às medidas de proteção, como o uso de máscara, distanciamento social e higienização das mãos”, afirma nota.
A Sespa disse que está monitorando o cenário epidemiológico, reforça a importância da vacinação e do uso de máscara.
Estrangeiros com Covid-19 em Belém
Duas pessoas com Covid-19, que chegaram dos Estados Unidos a Belém, fizeram exames para identificar se houve a possível contaminação pela variante delta do novo coronavírus.
Um dos pacientes é norte-americano e foi internado em um hospital particular da capital. Ele começou a apresentar sintomas da Covid-19 quatro dias depois de chegar de viagem. O caso evoluiu e precisou de internação.
Já esposa dele apresentou sintomas leves e foi orientada a permanecer em isolamento. Os dois tiveram contato com outras pessoas no Pará.
Os casos foram identificados no dia 27 de julho. Dois dias depois, o G1 havia solicitado informações sobre casos suspeitos da nova variante, mas a Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa) havia dito que não tinha registros de casos suspeitos nem de confirmados.
O diretor de vigilância à saúde da Secretaria Municipal de Saúde (Sesma), em Belém, Cláudio Salgado, informou que as duas pessoas não tomaram a vacina contra a Covid-19.
Fonte: G1 Pará