A campanha de vacinação do Sarampo no Pará tem encontrado dificuldades para imunizar os jovens. De acordo com dados da Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa), somente 8% dos jovens de 20 a 29 anos já foram vacinados contra o sarampo.
Os dados são preocupantes, já que a campanha tenta imunizar a população paraense desde a realização do Círio de Nazaré, onde a intensa movimentação de pessoas de outros Estados e países pode intensificar a proliferação de vírus.
Outro grupo prioritário da campanha são as crianças, mas este, felizmente está sendo bem atendido, chegando a 87% de cobertura vacinal. O ideal é que até o fim da campanha 95% das crianças sejam imunizadas.
A vacinação tem caráter seletivo, ou seja, só são vacinadas as crianças e os jovens que não comprovarem as duas doses da vacina tríplice viral, que protege contra sarampo, rubéola e caxumba. Por isso, é importante que os pais levem a caderneta de vacinação da criança.
O objetivo dessa estratégia é premiar os municípios que cumprirem metas em relação à vacinação. A outra metade dos valores, portanto, só será liberada para aqueles que alcançarem 95% de cobertura vacinal da primeira dose da tríplice viral em crianças de 12 meses de idade e também informar ao Ministério e à Sespa do estoque das vacinas de poliomielite, tríplice e pentavalente guardadas nas unidades de saúde.
Fonte: G1 Pará