Nesta última quarta-feira (12) foi aprovada a resolução que regulamenta o Período Letivo Emergencial (PLE) da Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (Unifesspa). A medida foi aprovada através de uma sessão extraordinária do Conselho Superior de Ensino, Pesquisa e Extensão (Consepe).
A previsão de acordo com o Conselho, é de que as aulas devem ser retomadas na Unifesspa no dia 15 de setembro, porém de forma remota, respeitando às recomendações de distanciamento da pandemia de Covid-19. As aulas remotas serão em caráter emergencial e por tempo limitado.
Ainda segundo a instituição, não haverá prejuízos para os alunos que não puderem participar do PLE, a exemplo de interrupção do período acadêmico (queda de bloco), diminuição do coeficiente de rendimento ou processo de perda de vínculo.
Como funciona o novo calendário?
Segundo a resolução o PLE ocorrerá no período de 15 de setembro a 22 de dezembro de 2020, totalizando 80 dias letivos. No entanto, a participação de discentes e docentes nesse período é facultativa. Durante o PLE, poderão ser ofertadas disciplinas obrigatórias e/ou optativas, em regime extensivo ou intensivo.
Os estudantes poderão se matricular em qualquer disciplina, independente do bloco, e terão a possibilidade de desistência da matrícula até o momento em que forem ofertados 50% dos conteúdos ou da carga horária correspondentes à disciplina.
As atividades do PLE devem ocorrer preferencialmente pela turma virtual do SIGAA, plataforma GSuite (gmail, chat, meet, youtube, classroom/sala de aula, etc) e conferência Web/RNP, além de outras ferramentas, resguardados os critérios estabelecidos na resolução.
Fonte: G1 Pará