O Tribunal de Justiça do Estado do Pará (TJPA) realiza até sexta-feira (23), uma força-tarefa para dar andamento, em todo o Estado, aos processos de violência doméstica e familiar contra a mulher. Trata-se da XIV Semana Justiça pela Paz, uma intensa programação com palestras e seminários com a participação da rede de atendimento à mulher vítima de violência doméstica.
De acordo com o TJ, o Pará conta atualmente com pouco mais de 38 mil processos de violência doméstica e familiar contra a mulher. Deste total, 3.786 tramitam nas três Varas de Violência Doméstica e Familiar Contra a Mulher de Belém. O Pará registra, ainda, 79 processos referentes ao crime de feminicídio, 17 deles registrados nas Varas especializadas da capital.
A abertura aconteceu nesta segunda-feira (19) e segue na terça-feira (20) com cine debate com a exibição do documentário “Os filhos da Maria da Penha”, no Fórum Criminal, a partir das 8h30. No dia 21, às 7h, haverá palestra de conscientização com trabalhadores da construção civil, em um canteiro de obras. No mesmo dia, às 8h30, no Fórum Criminal, ocorrerá círculos de diálogo com mulheres em situação de violência doméstica e familiar.
No dia 22, às 8h30, haverá círculos de diálogo sobre violência de gênero com integrantes do projeto de ressocialização ‘Começar de Novo’ e com homens envolvidos em processos de violência doméstica, a partir das 9h, no Fórum Criminal. O encerramento da semana acontece no dia 23, no Fórum Criminal, a partir das 8h30, encenação da peça “De menina à mulher, tortura que ela atura”.
fonte: G1 Pará