Tião Miranda se opõe a recomendações de órgãos de saúde e retira Marabá de “lockdown”, mesmo com o avanço da pandemia na cidade

Tião Miranda se opõe a recomendações de órgãos de saúde e retira Marabá de “lockdown”, mesmo com o avanço da pandemia na cidade

Mesmo com recomendações do Ministério Público e do Governo do Pará, o prefeito de Marabá, Tião Miranda, se manifestou contrário ao “lockdown” como medida de prevenção à pandemia do novo coronavírus no município. Como justificativa, o prefeito afirmou que “ainda não há colapso no sistema de saúde da cidade, o que não justificaria medidas mais rigorosas de combate à doença”. Diz em nota.

A saída do decreto expõe não só a população de Marabá que estará mais vulnerável a contaminação pela doença, como também demonstra a falta de responsabilidade da gestão municipal, que já vem há algum tempo sofrendo com diversos problemas na área da saúde, entre eles suspeitas de funcionários fantasmas, acúmulo de cargos por servidores e falta de vacinas e insumos nos hospitais.

Alguns comerciantes de Marabá protestaram em frente à prefeitura contra a medida de lockdown, que causaria o fechamento total do comércio na cidade. Essa atitude vai contrária a todas as recomendações dos órgãos de saúde e do próprio Ministério Público, que reforçam a necessidade do lockdown para impedir o avanço de covid-19 nos municípios.

No município, o isolamento ainda está longe do ideal de 70% e nem todo mundo segue as medidas de prevenção ao novo coronavírus. No boletim mais recente, Marabá teve 52,8% da população em casa no último domingo (17).

Fonte: G1 Pará

Fechar Menu