Cerca de 20 mil pessoas devem chegar a Belém pelo Terminal Hidroviário na semana do Círio de Nazaré, de acordo com a Companhia dos Portos e Hidrovias do Pará (CPH). A maior festa católica do Brasil acontece no domingo (13), quando dois milhões de pessoas percorrem as ruas da capital conduzindo a imagem peregrina de Nossa Senhora de Nazaré até o Santuário da Basílica.
“Já tomamos todas as providências para receber os turistas e romeiros para o Círio de Nazaré. Já fizemos as inspeções nas rampas de acesso, flutuantes e demais itens de segurança, para garantir conforto aos usuários que passarem pelo Terminal Hidroviário de Belém durante a festa religiosa”, explica o presidente da CPH, Abraão Benassuly.
Segundo os dados fornecidos pela CPH, durante a semana do Círio de 2018, mais de 15 mil passageiros passaram pelo terminal entre os dias 8 e 14 de outubro. Em 2019, a expectativa é que mais de 21 mil desembarquem na capital de 7 a 13 de outubro.
O maior número de desembarques em 2018 foi do Camará, Macapá (AP), Soure, Ponta de Pedras e Cachoeira do Arari. A expectativa é que esses mesmos locais liderem o número de chegadas na capital paraense para o Círio 2019.
Orientações da CPH para quem for viajar pelo Terminal Hidroviário de Belém:
- Chegar uma hora antes do embarque, tanto intermunicipal quanto interestadual;
- Comprar passagens de empresas regularizadas junto à Arcon;
- Cuidar dos pertences e bagagens;
- Atentar para as orientações sobre embarque e desembarque dadas pelos fiscais;
- Levar documentos de identidade para embarque (RG, CNH ou qualquer documento oficial com foto);
- Ao viajar com crianças, levar certidão de nascimento e/ou autorização judicial;
- No caso de dúvidas, solicitar informações de funcionários da CPH identificados com crachás ou coletes do órgão.
Fonte: G1 Pará