Com grande expectativa para sua chegada no Brasil, a tecnologia 5G de internet infelizmente vai ficar para implantação apenas em 2022, é o que afirmou o ministro da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações, Marcos Pontes. De acordo com o ministro, a interferência de antenas parabólicas de TV seriam um dos principais problemas para a nova tecnologia chegar ao país.
O problema maior está na frequência de 3,5 GHz, que é utilizada pelo 5G e pode interferir no funcionamento de antenas parabólicas. Segundo Marcos Pontes, a ideia é realizar mais estudos para resolver o problema da interferência.
O ideal, para Pontes, é que o leilão fosse realizasse este ano, mas ele duvida que isso aconteça. “Talvez fique só para 2021. Então, imagino que no final de 2021 e começo de 2022 comece a implantação de algum piloto”.
O atraso na chegada da tecnologia traz prejuízo para a economia brasileira. De acordo com uma projeção feita pela empresa Ericsson, o Brasil vai deixar de arrecadar 25 bilhões em impostos por não implementar o 5G em 2020.
Fonte: Tecmundo