Os registros de casos suspeitos da chamada “doença da urina preta” diminuíram drasticamente no Pará nas últimas semanas. Desde o último dia 28 de outubro nenhum novo caso suspeito da doença foi notificado pela Secretaria de Estado de Saúde Pública do Pará (Sespa).
Atualmente a Sespa investiga um total de 25 casos suspeitos da síndrome de Haff. O município de Santarém lidera o número de casos suspeitos e até o momento nenhum deles foi confirmado.
Santarém concentra 13 casos suspeitos sendo investigados. Há ainda notificações de Belém (2), Juruti (3), Almeirim (2), Afuá (2), Breves (2) e Trairão (1). E desde a última notificação, já se passaram 13 dias sem novos casos. Lentamente, a população tem deixado de lado o temor de consumir pescados e as vendas tiveram uma sensível recuperação.
“Os exames sanguíneos e de urina dos casos suspeitos foram encaminhados, por meio do Laboratório Central do Estado do Pará (Lacen), para laboratório de referência fora do Estado, por isso o resultado não depende da Sespa e até o momento não há previsão. No entanto, a Sespa salienta que o tratamento do paciente não depende do resultado desse exame tampouco as ações que devem ser adotadas pelos municípios de notificação e monitoramento, bem como ações de vigilância”, informa a Sespa, por nota.
Fonte: Oliberal