A Secretaria de Estado de Saúde (Sespa) alerta toda população do Pará sobre o perigo de contaminação da leptospirose no período chuvoso que se aproxima. Com a chegada das chuvas e aumento das áreas alagadas, a doença tende a se proliferar com mais velocidade, principalmente em áreas com deficiência de saneamento básico.
No ano passado o Pará registrou 102 casos de contaminação, com nove mortes confirmadas. Belém foi o município que mais registrou pessoas infectadas, com 55 casos.
A leptospirose é causada pela leptospira, uma bactéria que é encontrada principalmente na urina de ratos, mas também pode aparecer em cachorros, porcos e cavalos.
Ao entrar em contato com a água contaminada pela urina do animal, a pessoa pode contrair a bactéria que causa fortes sintomas no corpo, como febre, dor de cabeça, dores no corpo.
Em caso de contaminação, a Sespa recomenda que a pessoa vá imediatamente para uma unidade de saúde e faça o diagnóstico através de exames clínicos e de sangue. Após detectada a infecção, o tratamento pode ser iniciado.
Fonte: G1 Pará