A sede da Secretaria Municipal de Saúde de Belém ficou lotada de manifestantes na manhã desta quinta-feira (9). Diversos profissionais de saúde do município fizeram um protesto pacífico com faixas e cartazes para chamar atenção dos problemas que a categoria vem enfrentando na capital.
Os profissionais de saúde fizeram uma caminhada pela Nazaré até a Secretaria de Saúde, na avenida Governador José Malcher. Entre as principais reivindicações da categoria está o reajuste salarial e o recebimento de um vale alimentação.
Agentes da Superintendência de Mobilidade Urbana (Semob) ficaram acompanhando a manifestação dos profissionais e orientando os motoristas, já que uma das faixas da avenida José Malcher ficou ocupada pelos manifestantes.
A prefeitura de Belém informou em nota que está proibida por lei de fazer reajustes até dezembro de 2021 por causa da pandemia para que não onere as despesas públicas nesse período. A administração destaca ainda que a lei eleitoral também não permite reajustes durante o período pré-eleitoral, que já começou. Em nota, a prefeitura ainda ressaltou que está aberta ao diálogo com todas as categorias profissionais.