O sarampo, uma doença considerada erradicada há alguns anos em muitos países, voltou a aumentar de forma assustadora em todo o mundo. De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), a doença aumentou cerca de 300% no primeiro trimestre deste ano, se comparado ao mesmo período no ano passado.
Os dados apontam que mais de 112 mil casos da doença foram registrados em 170 países somente nos três primeiros meses de 2019. Os casos mais graves causaram muitas mortes, principalmente em crianças.
O continente que registrou maior aumento de proliferação da doença foi a África, com 700% em comparação ao período do ano passado. Na Europa, mesmo com o uso das vacinas, houve um crescimento de 300%.
No Brasil, as ultimas pesquisas divulgadas recentemente apontam que mais de 10 mil casos já foram registrados. Entre os estados mais atingidos pelo contágio, está o Amazonas, com 9.778 casos.
De acordo com a OMS, o sarampo é quase totalmente evitável por meio de duas doses de uma vacina segura e eficaz. Mas a organização afirmou que somente 67% da população mundial tomaram a segunda dose.
A OMS aconselha que as pessoas tomem as duas doses da vacina. A organização também pede que os países garantam que todas as crianças sejam vacinadas, uma vez que o sarampo pode afetá-las mais duramente.
Fonte: Agência Brasil