De acordo com novos dados da Secretaria de Segurança do Estado do Pará, o número de ocorrências envolvendo roubo de veículos caiu cerca de 44% em todo o Estado. Os dados referentes ao ano passado mostram que 8 mil ocorrências foram registradas na Delegacia de repressão ao crime organizado (DRCO), sendo 3.313 roubos e 2.902 furtos.
A redução no número de roubos chega a 44% e a no número de furtos de 6%. De acordo com o delegado responsável pela DRCO, Társio Martins, o destaque vai para o roubo porque caiu bem mais que a redução nacional de 27%. Passando para números, do total de veículos roubados, 5.476 foram recuperados pela polícia.
Para o delegado, o controle maior do Estado dentro dos presídios reforçou a segurança de forma geral, refletindo nesses dados. Mas também foram outras estratégias tomadas pela polícia que causaram a redução, como redução da influência de líderes criminosos fora dos presídios e a rapidez da polícia em identificar novos grupos de crime organizado.
“Nós precisávamos lidar com esses líderes que foram ascendendo. Teve prisões muito importantes, como algumas de adulteradores de veículos e outra de um criminoso que tinha relação com uma facção criminosa e já estava comandando ações”, reiterou Társio Martins.
Empresas que comercializam peças de veículos também foram alvos de fiscalizações, locais onde a polícia realizou vários autos e flagrantes de pessoas que agiam irregularmente.
Fonte Agência Pará