A população do município de Cumaru do Norte, sul do estado do Pará, vem sofrendo vários problemas devido as péssimas condições das estradas da região. A principal via do município, um trecho de 100 quilômetros da PA-287, que liga Cumaru do Norte a cidade de Redenção, apresenta vários buracos e atoleiros que prejudicam os condutores.
Caminhões que realizam transporte de cargas ficam frequentemente atolados na lama, principalmente em subidas de ladeira. Muitos motoristas afirmam que a espera por mecânicos pode demorar pelo menos 2 horas, o que afeta diretamente o trabalho dos caminhoneiros. Uma ponte que fica no trecho está quebrada e apresenta várias falhas em sua estrutura, é comum que carros e motos acabem caindo em um buraco na ponte, o que dificulta ainda mais o tráfego de veículos.
Os cidadãos de Cumaru do Norte, cerca de 12 mil pessoas, precisam passar no trecho da PA-287 constantemente para ir até Redenção. O motivo é a falta de alguns serviços básicos, que não existem em Cumaru. Até o saque de dinheiro em caixa eletrônico é inexistente na cidade, o que obriga os moradores enfrentarem a péssima estrada e ir até Redenção.
A saúde dos moradores também é impactada diretamente, já que ambulâncias podem ficar atoladas na estrada, prejudicando a vida do paciente que está precisando de cuidados médicos urgentes. Muitos trabalhadores da saúde afirmam que pessoas já morreram devido a demora para chegar em Redenção.
Em nota, a Secretaria Estadual de Transporte informou que está trabalhando intensamente nesse período chuvoso para garantir a trafegabilidade na malha rodoviária. Informou ainda que a PA-287, que liga Redenção a Cumaru do Norte, passa por serviços de revestimento primário para reforçar o solo.
Fonte: Bom dia Pará