Relíquia roubada: Moedas raras são encontradas em Colares, no Pará

Relíquia roubada: Moedas raras são encontradas em Colares, no Pará

Um achado de valor inestimável foi encontrado neste domingo (17) no município de Colares, a 62 km de Belém. Dezenas de moedas centárias foram descobertas no quintal de uma casa, por um homem que usou detector de metais e se passou por um professor de história para entrar no terreno da moradora.


As moedas são consideradas relíquias e um verdadeiro tesouro pela prefeitura do município, que decidiu isolar o terreno para conter os moradores, que poderiam tentar buscar as raridadades depois que a informação se passou pela cidade.


O homem ainda não foi identificado, mas de acordo com testemunhas ele estaria acompanhado de outras pessoas e teria levado do local dezenas de moedas antigas.

Imagens recebidas pela prefeitura e compartilhadas nas redes sociais mostram um carrinho de mão repleto de moedas. Em outra imagem, mais aproximada, aparece a data de 1819 grafada em uma das relíquias. A data ainda abrange o período colonial no Brasil, vigente até 1822. A prefeitura registrou um boletim de ocorrências na Polícia Civil e acionou o Iphan (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional) para fazer um estudo sobre a área onde o tesouro foi achado.

O historiador Franck Coutinho — que também coleciona moedas antigas —, diz nunca ter visto uma moeda com grafia cunhada com a data de 1819. Ele calcula que o item pode valer R$ 15 mil no mercado de colecionadores.

Fonte: Uol Notícias

Fechar Menu