Projeto da UFPA cria sistema que abastece aparelhos com energia solar

Projeto da UFPA cria sistema que abastece aparelhos com energia solar

Uma iniciativa inovadora de estudantes da Universidade Federal do Pará (UFPA) criou um projeto que proporciona a utilização de aparelhos funcionando a base de energia solar, entre eles uma máquina de bater açaí, freezer, lâmpadas e carregadores de celular.

Os estudantes são do Grupo de Estudos e Desenvolvimento de Alternativas Energéticas da Universidade Federal do Pará (GEDAE/UFPA) e executam o trabalho através de recursos da NationalGeographic Society, como parte do Programa “Early Carrer Grant”. O programa tem o objetivo de financiar projetos de pesquisadores iniciantes, que estejam focados em promover desenvolvimento sustentável.

Um protótipo do projeto já é utilizado em uma residência localizada na comunidade do rio Piramanha, na ilha das Onças, que fica localizado no município de Barcarena. Um dos idealizadores do projeto, o estudante de mestrado no Programa de Pós-Graduação em Engenharia Elétrica na UFPA, Pedro Torres, acredita que a conclusão do trabalho pode gerar um impacto positivo na economia, já que promove a utilização da energia solar, que é gratuita, ao invés da utilização de gasolina para gerar combustão – conhecido na região como motor de luz.

O sistema criado pelo grupo de estudo funciona captando a energia solar durante o dia, gerando energia fotovoltaica que carrega um banco de baterias e alimenta diversos equipamentos. As baterias que foram carregadas durante o dia funcionam também no período da noite e sustentam energia por até dois dias de autonomia.

Os moradores da comunidade têm ajudado na execução do projeto. Diariamente eles trabalham mantendo o sistema em funcionamento e auxiliando a equipe de instalação. Uma equipe da UFPA também irá ministrar cursos de capacitação para os membros da comunidade que tiverem interesse em aprender os princípios básicos de operação e manutenção, tornando assim o projeto algo mais próximo e aplicável para outras residências.

Fonte: UFPA

Fechar Menu