Projeto “Pipas” educa crianças no Pará sobre os perigos de empinar pipa perto da rede elétrica

Projeto “Pipas” educa crianças no Pará sobre os perigos de empinar pipa perto da rede elétrica

O projeto “Pipas”, de conscientização sobre os riscos de soltar pipas perto da fiação elétrica, inicia a partir desta terça-feira (14) uma ação em escolas da rede pública em 10 municípios do Pará.

No total, 40 escolas vão receber as ações do projeto, alcançando aproximadamente 3.200 estudantes. As atividades são gratuitas e envolvem conhecimento e conscientização de forma lúdica.

“Essa brincadeira faz parte da identidade cultural do Pará. E por se tratar de uma tradição, além de prevenir possíveis acidentes, queremos que essas crianças e adolescentes sejam multiplicadores dessas informações”, explica a coordenadora do projeto, Liane Gaby.

O projeto conta com palestras e gincanas que irão testar os conhecimentos dos estudantes por meio de um quiz e de um jogo da memória, com informações ilustrativas sobre as formas seguras de brincar de empinar pipa.

Um gibi educativo também será entregue aos estudantes. A história em quadrinhos “A Turma do Geral”’ apresenta exemplos práticos sobre como o uso de pipas próximo à rede elétrica pode causar problemas à população.

Registro de acidentes

De acordo com a Equatorial Energia, os números de interrupções de energia motivadas por pipas chegam a somar 2.284 casos, no período de janeiro a maio deste ano. Belém registrou 311 casos de falta de energia elétrica devido ao uso de pipas próximo à rede elétrica.

Cronograma das cidades atendidas

  • 14 e 15 de junho: Belém e Castanhal.
  • 20 e 21 de junho: Cametá e Baião
  • 23 e 24 de junho: Marabá e São João do Araguaia
  • 29 e 30 de junho: Santarém e Altamira.
  • 4 e 5 de julho: Alenquer e Cachoeira do Arari, no Marajó.

Fonte: G1 Pará

Fechar Menu