Nos dias 28 e 29 de junho um total de 176 alunos concluíram o curso de microinformática básica e avançada da Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (Unifesspa). Dos participantes, 100 alunos foram de Marabá e 70 de São Geraldo do Araguaia.
Realizado pelo curso de Computação e Engenharia Elétrica (Faceel), o projeto de extensão tem o objetivo de ofertar os cursos de informática para garantir acesso à novas tecnologias para toda a população. Mais de 50% dos alunos inscritos são de baixa renda, com renda e que não teriam condições de pagar por um curso de informática.
Para a realização do curso neste ano, foi estabelecida uma parceria com a UEPA e a Prefeitura de São Geraldo do Araguaia para oferta de mais turmas. Além disso, o Programa de Inclusão Digital (PID) oferece turmas específicas para o atendimento de grupos e comunidades, a exemplo de cursos para indígenas, quilombolas, mulheres em situação de vulnerabilidade, entre outras demandas sociais.
Em toda sua história o PID já formou mais de 100 turmas de informática básica e avançada, chegando a certificar aproximadamente 3 mil pessoas da região. Para quem tem interesse em se inscrever no curso e acompanhar as datas e cronogramas, pode acompanhar tudo pelos canais oficiais da Unifesspa e pela página do PID no Facebook.
Fonte: Unifesspa