Depois de receber vários prêmios no Pará, o projeto científico paraense Amana Katu conquistou o segundo lugar no evento Enactus World Water Race, uma competição internacional realizada nos EUA que premia os melhores projetos relacionados a iniciativas sustentáveis.
A equipe paraense, que foi formada na UFPA, através da ONG universitária Enactus, apresentou o projeto que democratiza o acesso a água para populações carentes. Usando uma tecnologia sustentável de captação de água da chuva, os estudantes conseguiram mudar a realidade de várias comunidades ribeirinhas, que tinham dificuldade de conseguir água potável.
Para o presidente do Time Enactus UFPA, Noel Orlet, o segundo lugar em uma competição internacional é muito importante, pois enaltece a produção acadêmica do Pará. “Conquistar o 2º lugar do World Water Race em pleno Vale do Silício, polo global de inovação, energiza o nosso trabalho e comprova que o desenvolvimento sustentável é o caminho para uma Amazônia mais justa e forte economicamente”, declarou o presidente.
A alternativa para o tratamento de água proposta pelo Amana Katu é importante para o estado. De acordo com uma pesquisa do Instituto Trata Brasil, em 2017 o Pará possuía uma média de apenas 37% de suprimento de água de qualidade. Ainda segundo o estudo, menos de 2% da população tem acesso ao tratamento de esgoto. Em muitos municípios do interior do estado, as pessoas precisam coletar água em poços artesianos ou em rios próximos.
Fonte: G1 Pará