O Programa “Sua Casa” do Governo do Pará, contemplou nesta terça-feira (10) um total de 196 famílias do município São Domingos do Capim. Os beneficiados agora terão auxílio financeiro para construir e reformar sua casa, além da opção de usar o benefício para pagar a mão de obra da construção.
O benefício consiste na aquisição de material de construção e também no pagamento da mão de obra, com o limite máximo de R$ 21 mil. O auxílio é calculado sempre levando em consideração os dados previstos de cada inscrito, baseando-se em uma tabela técnica.
A entrega do benefício foi realizada pela Companhia de Habitação do Pará (Cohab), onde o presidente da pasta, Luís André Guedes, também esteve presente. De acordo com o gestor, o programa tem proporcionado a melhoria de habitações em todas as regiões do Pará. “Com esta entrega, mais de 300 benefícios foram repassados à população que mais precisa, somente nesta semana. Além de São Domingos do Campim a Companhia de Habitação realizou entregas nesta segunda-feira (9) em Tucumã e Jacundá. Isso demonstra o compromisso do governador Helder em levar o programa Sua Casa para todas as regiões do Estado”, explicou Guedes.
Uma das contempladas pelo programa foi dona Santina Ferreira, uma senhora de 80 anos que iniciou a realização do sonho da casa própria com o apoio do Governo do Estado. “Para mim é uma felicidade porque eu sozinha não conseguiria reformar tudo. Deus me abençoou com essa graça e eu recebi, e assim ‘tô’ reconstruindo a minha casa. Agora irei comprar as lajotas e finalizar meu piso. Esse dia vai ser pra sempre lembrado”, destacou dona Santina.
O “Sua Casa” já contemplou mais de 8 mil e 300 famílias carentes em todas as regiões do Pará desde sua criação, em 2019. A estimativa da Cohab é que, em menos de dois anos, mais de 33 mil pessoas já conseguiram melhorar suas residências com o apoio direto do programa.
Para selecionar os candidatos que atendem aos critérios estabelecidos em lei para contemplação pelo programa, a Cohab conta com equipes de engenheiros para avaliar a situação das moradias, e de assistência social, para averiguar a condição social dos candidatos.
Dona Maria de Nazaré, também, selecionada pelo programa, conta que trabalha há mais de 20 anos como barqueira e neste tempo foi difícil construir uma casa do jeito que a família precisava. A trabalhadora comemorou a oportunidade de melhorar a residência.
“A casa que eu morava estava caindo em baixo, já não tinha mais como eu morar. Quando recebi a primeira parte do benefício fiquei muito feliz porque estava a ponto de ver a minha casa desabar, e hoje estou muito agradecida porque vou finalizar a obra e ter uma casa pra chamar de minha de novo”, contou dona Maria de Nazaré.
Fonte: Agência Pará