Com o objetivo de abrir vagas em cursos de nível superior em todas as regiões do Pará, o Governo do Estado lançou na última quinta-feira, 12, o programa “Forma Pará”, inciativa que irá gerar pelo menos 1000 vagas em nove graduações diferentes nas Universidade do Estado do Pará (Uepa), Universidade Federal do Pará (UFPA) e Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (Unifesspa).
O edital do programa prevê cotas nas vagas para estudantes de escolas públicas, negros, indígenas, quilombolas e pessoas com deficiência. Estudantes que são considerados de baixa renda, podem entrar com solicitação para isenção da taxa de inscrição, que custa R$30,00.
De acordo com a Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Educação Profissional e Tecnológica (Sectet), nesta primeira fase do programa serão priorizados municípios onde não há campus universitário ou onde não são ofertadas vagas para os cursos oferecidos pelo Programa. São eles: Augusto Corrêa, Bagre, Benevides, Capanema, Curuçá, Goianésia do Pará, Gurupá, Melgaço, Mocajuba, Portel, Redenção, Salinópolis, São João de Pirabas, Tucuruí e Viseu.
As inscrições para o Programa Forma Pará vão até o dia 22 de julho, e devem ser feitas através do site da Fundação de Amparo e desenvolvimento da Pesquisa (Fadesp). Depois da inscrição preliminar, o candidato terá que realizar a inscrição definitiva, no período de 24 a 31 de julho, no município escolhido para realizar as provas.
Fonte: G1 Pará