Professores e técnicos do IFPA iniciam greve e bloqueiam avenida em Belém

Professores e técnicos do IFPA iniciam greve e bloqueiam avenida em Belém

Nesta quarta-feira (3), professores e técnicos do Instituto Federal do Pará (IFPA) aderiram a uma greve por tempo indeterminado, anunciando a paralisação de suas atividades. Em frente ao campus localizado na avenida Almirante Barroso, em Belém, os servidores bloquearam um sentido da via como forma de manifestação.

As demandas dos trabalhadores incluem a recomposição salarial e a reestruturação das carreiras de docência e técnicas. De acordo com informações do Ministério da Educação (MEC), existem 18 campi do instituto no Pará.

Alunos da unidade na avenida Almirante Barroso relataram que algumas aulas estão ocorrendo, mas outras foram canceladas devido à adesão dos professores à greve.

Além das reivindicações salariais e de carreira, os servidores também protestam pela restauração do orçamento das Instituições Federais de Ensino (IFEs), pela ampliação dos programas de assistência estudantil, pela revogação do Novo Ensino Médio e pelo respeito ao sistema constitucional de proteção ao direito fundamental à educação, às liberdades fundamentais e à autonomia das IFEs.

Segundo a legislação, os campi devem manter em funcionamento ao menos 30% dos serviços essenciais. No entanto, devido à natureza voluntária da adesão à greve, a assessoria do IFPA informou que ainda não possui o número exato de servidores que aderiram à paralisação.

Fechar Menu