Os professores da rede municipal de ensino de Marabá anunciaram que entrarão em greve geral a partir desta segunda-feira (21). De acordo com o Sintepp (Sindicato dos Trabalhadores em Educação Pública do Estado do Pará), a decisão foi tomada após o prefeito Tião Miranda remarcar uma reunião para a próxima sexta-feira (25), contrariando a vontade da categoria, que já realizava um ato de protesto contra a gestão municipal no último dia 18 de fevereiro.
“Desde o final do ano, o governo vem afirmando que houve sobras dos recursos em caixa, no entanto segue como dinheiro guardado sem apresentar propostas definitivas para a categoria”, afirma nota do Sintepp.
Os professores têm 24 pontos a serem debatidos com a prefeitura, entres eles: o piso magistério 2022, no percentual de 33,23% de R$ 3,845,63 na carreira inicial para os ativos, aposentados e pensionistas; reajuste do nível médio dos auxiliares de secretaria no percentual de 26%, com enquadramento do nível médio e retroativo de 2016 (auxiliares de escola); gratificação de risco de vida para trabalhadores de casas penais, entre outros.
Agenda da Greve
21/02 – Concentração na Semed a partir das 8:30 horas;
22/02 – Concentração na SEVOP, a partir das 8:30 horas;
23/02 – Concentração Câmara Municipal de Marabá a partir das 8:30;
24/02 – Concentração na Velha Marabá, em frente ao Conselho do Fundeb, a partir das 08:30;
25/02 – Reunião da Comissão com o Prefeito pela manhã e pela tarde Assembleia Geral, com local a definir.
A assessoria de comunicação da Prefeitura disse que o governo municipal não comentaria sobre a greve, mas que o diálogo com a categoria permanece aberto.
Fonte: Dol Carajás