Neste próximo sábado, 8, as obras iniciais de reconstrução da ponte do Rio Moju, que sofreu queda há cerca de dois meses, irão iniciar no Pará. De acordo com a Secretaria de Estado de Transportes (Setran) será realizada a cravação de estacas metálicas, estrutura que futuramente se transformará nos pilares do mastro central da ponte.
Quando finalizada, a estrutura terá 45 metros de altura de concreto e 20 metros de estruturas mistas de aço e concreto. O serviço deverá ocorrer durante todo o mês de junho, para depois seja iniciada a montagem de um tabuleiro misto que terá 268 metros de comprimento.
A previsão para a conclusão da reconstrução da ponte é de cerca de 6 meses, de acordo com o secretário da Setran. Para o gestor esse é um tempo recorde, se comparado com outras obras de estruturação do Brasil, que durariam aproximadamente um ano e meio.
Enquanto a obra de reconstrução não é concluída a maioria doa condutores do Pará continua utilizando o serviço de balsas. A Agência de Regulação e Controle dos Serviços Públicos do Estado do Pará (Arcon-Pa), continua com equipes de fiscalização nos portos de Belém, observando os horários, prioridades de travessias e condições das embarcações.
Fonte: Agência Pará