Os bastidores políticos de Parauapebas não se esfriam nem mesmo no período de recesso, pelo menos quando o assunto é oposição.
Nesta sexta-feira (21), reuniram-se Hipólito Gomes – presidente do partido PODEMOS – e Júlio César, presidente do PL (Partido Liberal) de Bolsonaro. A pauta: Uma construção suprapartidária para unificar a oposição e tentar derrotar o grupo que está há quase 15 anos no comando da prefeitura.
Fizemos contato com o presidente do PODEMOS, Hipólito Gomes que nos disse:
“O município vive um momento econômico muito delicado. Muitas pessoas foram mandadas embora de cargos públicos comissionados e estão sem receber seu acerto. Empresas que prestam serviços para a prefeitura estão há meses sem receber e a economia local parou. É um momento de dialogarmos e repensar a maneira de fazer gestão em Parauapebas”.
Júlio César ponderou a falta de planejamento financeiro do município: “Estamos em uma cidade onde a exploração mineral é a sua maior fonte de arrecadação. Um dia esse minério vai acabar e em 15 anos de Darci, ele nunca conseguiu criar uma matriz econômica alternativa e sólida, para o período pós-mineração. E é isso que vamos fazer agora, juntar a oposição e pessoas que querem fazer parte de uma construção de um futuro pra nossa cidade”.
Além da reunião que aconteceu hoje, durante a semana foi divulgada uma foto de uma reunião que aconteceu na casa do ex-prefeito Valmir Mariano, onde outras figuras importantes da política local estavam presentes, como a ex-vereadora Joelma Leite e o ex-prefeito Chico das Cortinas, o ex-vereador Aurélio Goiano, o vice-presidente do PL, Dr. Felipe Augusto e a presidente do PL Mulher, Cynthia Lima.
Alguns comentários na internet sobre esta foto, questionavam a ausência de Hipólito Gomes na reunião. Mas a informação que recebemos é que aquele foi um momento de discussão interna da direção do PL e que em seguida retomariam as conversas com outros partidos que tendem a formar um bloco de oposição. O que acabou acontecendo logo em seguida, no encontro de Júlio César e Hipólito.
Vale lembrar que o PODEMOS agora está sob o comando do senador Zequinha Marinho, que já se declarou oposição ao governo Helder e pelo histórico das candidaturas de Hipólito Gomes, deve seguir o rumo da oposição também em Parauapebas.