Está pensando em curtir uma praia nas férias de julho? Se este é seu objetivo, é importante fazer um planejamento antes de qualquer viagem, para verificar as previsões climáticas e assim evitar um período chuvoso no destino desejado.
Para checar a média histórica de chuvas no local para onde desejar viajar, você pode analisar um o praiômetro, um sistema que cria uma tabela com as probabilidades de mais ou menos chuva em praias procuradas no mês de julho.
Abaixo você confere as indicações de quais são as melhores praias para o período de julho e quais as que devem ser evitadas para o mesmo período.
Vá!
No Brasil, a melhor região para pegar praia é lá em cima, na costa nordestina voltada para o norte. O verão chega mais cedo no Maranhão, no Piauí e no Ceará (Jericoacoara e Fortaleza). Se você quer sol e calor garantidos em julho, voe para lá.
Para quem não faz questão de calorão, o trecho do Sudeste entre o Espírito Santo e o Rio de Janeiro (incluindo Búzios, Angra dos Reis, Ilha Grande e Paraty) também tem histórico de tempo firme. Mas se passar uma frente fria, o tempo não vai ficar só nublado ou chuvoso — vai fazer frio, também.
Pode ir:
No Nordeste, Fernando de Noronha sai da estação das chuvas.
No norte da Bahia, o trecho entre Costa do Sauípe, Imbasssaí e Praia do Forte registra menos chuvas do que a vizinha Salvador.
Já o centro e o sul da Bahia mantêm a toada das chuvas equilibradas, entre 100mm e 200mm por mês. São boas apostas para as férias de julho Ilhéus (incluindo Itacaré e Barra Grande) e de Porto Seguro (Santo André, Arraial d’Ajuda, Trancoso, Espelho, Caraíva, Corumbau, Cumuruxatiba e Prado).
Melhor não ir:
Com histórico de mais de 200mm de precipitação no mês, vá a Natal, Pipa), Aracaju, Salvador, Morro de São Paulo e Boipeba consciente de que pode chover.
Em São Paulo, o Litoral Norte — tem tempo relativamente firme, mas a temperatura média máxima é inferior a 24ºC; vá apenas se você curte praia no inverno.
Não vá!
Último mês de chuvas mais pesadas em algumas das praias mais cobiçadas do Nordeste. O almanaque manda evitar Paraíba, Pernambuco e Alagoas — deixe João Pessoa, Recife, Porto de Galinhas, Maragogi e Maceió para mais tarde.
Abaixo de São Paulo, o tempo não é ruim, mas com temperaturas médias máximas inferiores a 20ºC, não vai dar praia na Ilha do Mel, nem em Santa Catarina (Balneário Camboriú, Bombinhas, Florianópolis, Garopaba/Praia do Rosa), em Torres ou em Punta del Este.
Praia em julho no Caribe
Vá!
Em julho o tempo é quente e firme na maior parte da região (incluindo algumas ilhas que têm tempo instável entre maio e junho). Apesar de começarem as férias no hemisfério norte, os preços não são altos como no início do ano (porque os americanos, em particular, acham a época quente demais).
Registram menos de 100mm de precipitação no mês as ilhas de Aruba, Curaçao, Los Roques, Turks e Caicos, St. Maarten, St. Barth e Anguilla — mais os balneários de Cancún e Punta Cana, além da cidade histórica de Cartagena.
Pode ir:
Apesar de chuvas entre 100mm e 200mm (mas bem mais próximas dos 100mm do que dos 200mm), não tenha receio de ir a Cuba, Barbados, Tobago ou Miami.
Por sua vez, Bahamas e o Panamá ainda estão nesta faixa, porém mais próximos dos 200mm.
Melhor não ir:
A ilha colombiana de San Andrés, na costa da Nicarágua, está no limite de 200mm; se chover, não dá para reclamar.
Fonte: ViagemnaViagem