A primeira potencial vacina contra a covid-19 será testada em São Paulo a partir do dia 20 de julho. A substância está sendo desenvolvida pela empresa Chinesa SinoVac que já está na fase 3 de pesquisa, onde os testes começam a ser realizados em humanos.
No Brasil os estudos serão liderados pelo Instituto Butantan, vinculado ao governo de São Paulo. Serão ao todo 9 mil voluntários que irão participar dos testes, distribuídos em 12 centros de pesquisa.
Doria afirmou que o recrutamento dos voluntários começará na segunda-feira da próxima semana e que aqueles que participarão dos testes clínicos serão profissionais de saúde.
A candidata a vacina da SinoVac está na Fase 3, a última dos testes em humanos e que visa determinar a eficácia da imunização. O acordo do Butantan com a empresa chinesa prevê a transferência de tecnologia para produção local da vacina, caso se prove eficaz contra a Covid-19.
Este é o segundo teste de vacina contra covid-19 realizado no Brasil. O primeiro, desenvolvido pela universidade de Oxford, no Reino Unido, tem sido realizado em parceria com a Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), com participação do grupo farmacêutico Astrazeneca. Essa vacina já se encontra em estágio mais avançado de testes e há possibilidade de ser distribuída à população ainda este ano.
Fonte: Terra