Somente nesta última terça-feira (19) 130 autuações por descumprimento do decreto de lockdown foram emitidas em todo o Pará. 11 municípios registraram infrações de pessoas que não respeitaram as regras de restrição. A operação chamada de “Cartão de Visita” vem fiscalizando as ruas dos municípios que entraram no decreto, que está prorrogada até 24 de maio.
Em Castanhal, nordeste do Pará, 30 pessoas foram autuadas por estarem em via pública sem nenhuma justificativa de atividade essencial e ainda sem a utilização de máscaras de proteção. Em Vigia, quatro autuações foram feitas, sendo três delas em um estabelecimento que funcionava de forma irregular e ainda mantinha os funcionários trabalhando sem uso de máscaras.
No município de Santo Antônio do Tauá, 85 estabelecimentos foram fiscalizados pela operação e sete pessoas receberam sanções administrativas por não cumprirem as regras de isolamento e estarem transitando em via pública
Em Cametá, no Baixo Tocantins, 14 estabelecimentos foram fechados por funcionar irregularmente. Em Parauapebas, 15 sanções administrativas foram aplicadas. Na cidade, duas lojas de franquias estavam em pleno funcionamento, mesmo não sendo consideradas essenciais. Nos municípios de Abaetetuba, Moju, Acará, Barcarena e Igarapé-Miri, 150 estabelecimentos foram fiscalizados e desses, 43 receberam sanções de advertência.
Fonte: Agência Pará