Uma operação da Polícia Federal realizada nesta terça-feira (30), em Altamira, resultou na prisão de um homem suspeito de integrar uma organização criminosa que realiza tráfico de peixes em extinção, com representação internacional.
De acordo com a PF, o suspeito trabalhava na ponte entre os pescadores locais, recrutamento de nativos para o transporte ilegal dos peixes e acautelamento das espécies em extinção.
Uma das espécies mais traficadas na região é conhecida como cascudo zebra, encontrado no rio Xingu. Segundo a investigação, a organização criminosa adquiria o peixe na localidade e depois vendia no cenário internacional, com valores de mais de 2 mil dólares.
Os mandados foram expedidos pela 4ª Vara Federal de Belém. Investigações após as apreensões de peixes ornamentais nos aeroportos de Manaus (AM) e de Altamira (PA) informaram que as espécies tinham como ponto de partida o município paraense. O destino final dos peixes era a Colômbia, China, Europa, dentre outros internacionais.
Os investigados podem responder por crime ambiental, organizações criminosas e lavagem de capitais, podendo as penas ultrapassar 20 anos de reclusão, além da multa.
Fonte: G1 Pará