Pessoas que tiveram seu cadastro “inconclusivo” para o auxílio emergencial poderão ter uma 2ª chance

Pessoas que tiveram seu cadastro “inconclusivo” para o auxílio emergencial poderão ter uma 2ª chance

“Cadastro inconclusivo” essa foi a resposta obtida por mais de 12 milhões de brasileiros que tentaram receber o auxílio emergencial da Caixa, no valor de R$ 600, destinado para as pessoas mais vulneráveis com a crise do novo coronavírus.

Apesar do governo federal não ter chegado a uma conclusão sobre a solicitação, os candidatos ao benefício terão uma segunda chance. Basta realizar um novo pedido pelos mesmos canais da Caiza ou pelo site do Dataprev. É necessário ficar atento aos dados que serão preenchidos para que nenhuma informação seja invalidada.

As pessoas que estão incluídas no CadÚnico também podem tentar novamente sua solicitação que foi inconclusiva. Mesmo quem não recebeu a primeira parcela, mas for aceito com uma nova solicitação, poderá receber as três parcelas do auxílio integralmente

O calendário da segunda parcela ainda não divulgado. Nesta quarta (6), o presidente da Caixa, Pedro Guimarães, afirmou que pretende modificar a forma de pagamento. A ideia é não juntar os que nasceram em meses diferentes no mesmo dia, para evitar filas.

Novo site

O novo site para consultar o andamento do pedido ou fazer o recadastro, https://consultaauxilio.dataprev.gov.br , entrou em funcionamento na terça (5), mas, na tarde desta quarta (6), saiu do ar.

De acordo com mensagem no próprio site, a previsão é que a normalização ocorra às 2h desta quinta (7).​

NOVA CHANCE | COMO LIBERAR O CORONAVOUCHER

  • A nova chance é dada para quem deixou de preencher algum dado e, por isso, o governo não conseguiu avaliar se o trabalhador tem ou não direito ao auxílio emergencial
  • Nesse novo pedido do auxílio emergencial será possível corrigir as informações enviadas na primeira vez
  • A Caixa não informa qual foi o caso específico do trabalhador que levou à inconclusão dos dados, por isso preencha com atenção e revise os dados informados antes de concluir a solicitação

Exemplos:

  • O trabalhador marcou que é chefe de família, mas não informou nenhum familiar ou CPF de dependente
  • Informou um membro da família, mas com erros no número do CPF e na data de nascimento
  • Não foi informado no cadastro se quem se candidata é do sexo masculino ou feminino
  • Houve divergência entre os membros da família do candidato
  • Foi incluída no cadastro alguma pessoa da família com indicativo de óbito

Cadastro Único

  • Quem está no CadÚnico e foi reprovado para receber o auxílio emergencial, mas acredita ter direito ao benefício, pode fazer o pedido pelo site ou aplicativo da Caixa ou pelo novo site do Dataprev
  • Os dados serão analisados como se fosse a primeira solicitação

Como recadastrar o pedido

  • O recadastramento é feito como um novo pedido
  • É possível se cadastrar pelo site ou aplicativo da Caixa ou pelos novos sites lançados pelo governo federal

Pela Caixa

  • Aplicativo CAIXA | Auxílio Emergencial
  • Site auxilio.caixa.gov.br
  • À direita, clique em “Realize sua solicitação”
  • O site vai informar todos os requisitos necessários para receber o auxílio emergencial. Leia com atenção para ter certeza que se encaixa nas condições
  • Clique para marcar em “Declaro que li e tenho ciência que me enquadro na condições acima” e “Autorizo o acesso e uso dos meus dados para validar as informações acima”
  • Depois em “Tenho os requisitos, quero continuar”
  • Na próxima tela, informe seus dados corretamente
  • Ao terminar de preencher, clique em “Não sou um robô” e, depois, no botão laranja “Continuar“.
  • Agora, é preciso informar um número de celular. É por ele que o trabalhador vai receber um código de verificação, mandado por mensagem de texto (SMS)
  • Quando receber o código via SMS, insira ele no campo “Código Recebido”
  • Preencha a página informando corretamente a sua renda, atividade profissional, estado (UF) e cidade;
  • Em seguida, inclua as informações sobre os integrantes da família que moram com você

Conta para receber o benefício

  1. Será preciso informar em qual conta bancária deseja receber o benefício
  2. Se não tiver uma, o trabalhador pode aceitar ter uma conta-poupança digital da Caixa. Basta informar. Ela será criada automaticamente pelo banco
  3. Quem quiser receber em uma conta já existente, terá que informar, no passo seguinte, os dados da conta


A última tela vai mostrar todo o cadastro preenchido. Revise com atenção.

Se estiver tudo correto, clique em “Li e concordo” e, depois, envie os dados

Fonte: Folha de SP

Fechar Menu