Se engana quem pensa que Pessoas com Deficiência (PcD) não podem dirigir. O Departamento de Trânsito do Estado do Pará (Detran) também dá inclusão a essas pessoas, que têm a possibilidade de possuir a Carteira Nacional de Habilitação (CNH).
Para isso é necessário fazer alguns exames, que irão medir a limitação física e a capacidade de condução do veículo. Depois de passar pela avaliação de uma junta médica e junta de trânsito, a pessoa com deficiência pode adquirir sua CNH, que vem com uma observação na parte de trás do documento.
Atualmente o Pará já possui 736 PcDs habilitadas, que dirigem normalmente pelo Estado. Para quem também estiver interessado, deve seguir os mesmos procedimentos de qualquer outro candidato à primeira habilitação. Depois de gerar o boleto, o candidato precisa agendar exame médico e psicotécnico através de webchat, no site do Detran, ou pelo telefone 154.
Os candidatos enquadrados em PcD também precisam se matricular em um Centro de Formação de Condutores (CFC) credenciado e que tenha veículos adaptados para pessoas com deficiência e instrutores treinados especificamente para esse público.
Um benefício para os motoristas que tem deficiência é a isenção de impostos para compra de um carro novo. Para obter o benefício basta se dirigir até a Delegacia da Receita Federal com um exame médico que comprove a deficiência. O carro ainda precisa passar por uma vistoria do Detran para validar se ele realmente está adaptado as condições do motorista.
Fonte: Agência Brasil