De acordo com um estudo do Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese) aproximadamente 930 mil de mulheres no Pará exercem dupla função e são chefes de domicílio, sendo a principal provedora da família.
Os dados são coletados com base em uma pesquisa do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), com foco no mercado de trabalho feminino no Pará e região norte. O número ainda é considerado bastante alto, já que muitas mães passam por conflitos estruturais e conjurais, o que as obrigam a exercer a função de mãe e pai.
No Pará, o número de mulheres que são chefes de domicílio aumentou 6,35% passando de 871.277 mulheres em 2016 o número subiu para 926.614 em 2017.
O estudo faz parte do projeto do Observatório do Trabalho do Estado do Pará, parceria entre o Dieese e o Governo do Estado do Pará, por meio da Secretaria de Estado Assistência Social, Trabalho, Emprego e Renda – Seaster.
As análises feitas pelo Dieese/PA com base na Pnad/Continua/IBGE – 2017, apontam que na Região Norte, cerca de 5,1 milhões de Domicílios, em aproximadamente 2,1 milhões (41,38%) são comandados por mulheres.
Fonte: Dol