Pesquisa mostra acúmulo de microplástico em peixes do Pará

Pesquisa mostra acúmulo de microplástico em peixes do Pará

De acordo com uma pesquisa realizada pela Universidade Federal do Pará (UFPA), peixes de rios na região do sudoeste paraense, no rio Xingu, estão se alimentando de micro plástico, resultantes do lixo da população, que despeja garrafas, sacolas e outros produtos.

A pesquisa mostra que 77% do conteúdo encontrado dentro do pescado se trata de plástico acumulado. A pesquisa coletou 172 peixes da região dos quais 80% estavam afetados por microplásticos, causados pela poluição da população local e das grandes cidades.

Os pesquisadores explicam que no período de altas temperaturas o plástico acaba se degradando, dividindo-se em partículas: os microplásticos. Esses fragmentos acabam sendo digeridos não só por peixes, mas por outros animais aquáticos que são afetados diretamente pela ingestão da poluição.

A pesquisa ainda irá acontecer na cidade de Belém, onde irá analisar as diversas problemáticas como esgoto sem tratamento e o acumulo de lixo que é despejado nos rios. O objetivo é mensurar se os microplásticos encontrados nos peixes podem causar prejuízos a saúde dos consumidores.

Fonte: G1 Pará

Fechar Menu