De acordo com a pesquisa do Ibope, realizada em março deste ano, 73% de pessoas entrevistadas afirmam que são contra a flexibilização de porte de armas para cidadãos comuns. A pesquisa foi realizada logo após o decreto do presidente Jair Bolsonaro, que flexibilizou a posse de armas no Brasil, em março deste ano. A pesquisa ainda revela que 26% dos questionados são a favor do porte e 1% não souberam responder.
Quando o assunto é a posse de arma, que restringe o uso do armamento apenas dentro da residência do cidadão, a rejeição é menor. 61% dos entrevistados são contrários a posse, 37% são favoráveis e apenas 2% não responderam à questão.
A pesquisa também revela que o apoio ou rejeição a flexibilização das armas varia de acordo com a região do Brasil. Sobre a flexibilização da posse de arma, a região sul é a mais favorável, com 48% de aprovação. Já a região nordeste é a que demonstra menor apoio a medida, com 33% de aceitação.
Já sobre a questão do porte de arma de fogo, que consiste na permissão de alguém levar a arma para qualquer lugar, os números se modificam bastante. O Sudeste passa a ser a região com menor apoio (22%) e a região Norte/Centro-Oeste a de melhor aprovação (34%)
Fonte: G1 Globo