Uma pesquisa de Professores e Líderes Escolares, divulgada pela OCDE (Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico) mostra que as escolas do Brasil são as que mais tem o ambiente propício para a intimidação e o bullying. O estudo concluiu que pelo menos 28% dos diretores de escolas brasileiras já presenciaram uma situação de bullying entre alunos.
De acordo com a pesquisa, 10% das escolas brasileiras analisadas também registram situações de intimidação e abuso verbal contra professores. O número é um dado preocupante, já que a média internacional da OCDE é de 3%.
Segundo os pesquisadores, o Brasil não está sozinho. Outros países que foram inseridos na pesquisa, como França e Bélgica, também registram altos índices de episódios de bullying, porém o Brasil ainda está entre os maiores índices da problemática, que tem se mantido nos últimos 5 anos.
A OCDE não chega a analisar na pesquisa os motivos do elevado índice do Brasil, mas elenca alguns fatores que podem favorecer o aumento do bullying nas escolas, e um deles é a normatização dos abusos feitos pelos estudantes, que são minimizados e tidos como normais por parte da sociedade.
As pesquisas da OCDE são consideradas importantes para a comunidade escolar, já que a educação atual deixou de ser apenas uma característica conteudista de ensinar matérias e passou a ser um local para desenvolver habilidades e ferramentas para entender e se relacionar com um mundo cada vez mais complexo.
Fonte: G1 Globo