Pequenas empresas são responsáveis por saldo positivo de empregos no Brasil

Pequenas empresas são responsáveis por saldo positivo de empregos no Brasil

De acordo com o levantamento do Serviço Brasileiro de Apoio à Micro e Pequena Empresa (Sebrae) feito com base nos números do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), O saldo positivo na geração de empregos em maio só foi possível por causa do desempenho das micro e pequenas empresas.

O setor das pequenas empresas foi responsável, somente no mês de maio, pela criação de 38 mil novos postos formais de trabalho no país. Outras grandes corporações e grandes empresas não tiveram o mesmo desemprenho, registrando até saldo negativo, o que resultou na demissão de 7,2 mil trabalhadores.

Os pequenos negócios do setor agropecuário lideraram a geração de vagas em maio, em função do cultivo de café, principalmente nos estados de Minas Gerais, do Espírito Santo e de São Paulo, e da laranja, também no interior paulista e mineiro. O setor de serviços, que empregou nesse período 16,7 mil pessoas, vem em segundo lugar no ranking de geração de novas vagas. O comércio e a indústria de transformação registraram saldos negativos de 9,4 mil e 3,1 mil empregos, respectivamente.

No acumulado dos cinco primeiros meses de 2019, os pequenos negócios responderam pela criação de 326,6 mil novos empregos, 35 vezes mais que os empregos gerados pelas médias e grandes empresas. Porém, esse saldo foi 9,6% inferior ao registrado pelo segmento no mesmo período de 2018.

Fonte: Agência Brasil

Fechar Menu