A Prefeitura de Parauapebas adquiriu, de forma inédita no município, o 1º castramóvel das regiões Sul e Sudeste do Pará. A iniciativa, realizada através da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), tem o objetivo de garantir a castração gratuita de animais da cidade.
A unidade irá circular os bairros de maior vulnerabilidade social, incluindo vilas rurais. É o que explica o coordenador da Vigilância Ambiental, Carlos Damasceno. “O atendimento será itinerante e vai ampliar a oferta de castração gratuita. A unidade vai circular nos bairros que possuem maior vulnerabilidade social e vilas rurais, de segunda a sexta-feira, das 8h às 13h”.
Os donos dos animais podem agendar a cirurgia apresentando CPF, RG, comprovante de residência atualizado em seu nome e o comprovante da vacinação contra raiva.
O castromóvel não vai apenas melhorar a saúde e controlar a natalidade dos bichos como também vai promover mais saúde para toda a população de Parauapebas. Para o secretário municipal de Saúde, Gilberto Laranjeiras, a novidade também vai diminuir o número de animais abandonados nas ruas. “é uma importante ferramenta para diminuir o número de animais abandonados nas ruas da cidade, a unidade móvel foi adquirida através de uma adesão à ata, que contempla também um gabinete ginecológico para a realização de ação itinerante que levará atendimento às pessoas que têm dificuldade em ir às áreas urbanas, garantindo a elas um atendimento humanizado.
“O objetivo do Castramóvel é alcançar a marca de 400 castrações por mês e para garantir que este número seja atingido iremos buscar parcerias com associações de bairros e ONGs da cidade”, acrescenta Gilberto.
Para dar nome ao primeiro Castramóvel da região Sul e Sudeste do Pará, serão divulgados nos veículos oficiais da Prefeitura de Parauapebas quatro opções. A escolha se dará por meio de votação popular.
Com informações da ASCOM PMP