De acordo com dados da Secretaria de Estado de Saúde Pública do Pará (Sespa), a cidade de Parauapebas, sudeste do Pará, e o municípios que mais apresentou registro de casos de dengue neste ano, chegando a 1911 casos notificados.
O levantamento da Sespa mostra que em 2019 o Pará registrou um total de 1911 casos, desses, 702 na cidade de Parauapebas. Logo em seguida as cidades de Canaã dos Carajás (198) e São Félix do Xingu (193) também aparecem no ranking de contaminação da doença.
Em nota, a Secretaria Municipal de Saúde de Parauapebas afirmou que os casos de dengue têm um alto registro na cidade graças ao trabalho intenso de notificação da doença. São 53 agentes de endemia que estão diariamente nas ruas, profissionais das 27 unidades básicas de saúde, UPA e Pronto Socorro Municipal. Todos são orientados a encaminhar imediatamente ao médico todo paciente que apresentar os sintomas da doença.
O nível de infestação do Aedes aegypti, mosquito transmissor da dengue, é considerado alto e por isso a cidade está em nível de alerta. Em Parauapebas agentes de endemia vão nas casas para realizar a vistoria de controle e combate à proliferação do mosquito que transmite o vírus da dengue. A orientação da Secretaria de Saúde do município é que a população mantenha os quintais limpos, reservatórios de água tampados e eliminar a água parada de todos os recipientes como pneus, pratos de plantes e garrafas destampadas.
Fonte: G1 Pará