De acordo com uma pesquisa do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o estado do Pará foi o que mais registrou queda na produção industrial no mês de março deste ano. Os dados mostram que a redução foi de 11,3% e a principal causa seria a queda na produção de minério de ferro.
A queda na produção do Pará (11,3%) e na produção de São Paulo (1,3%) representam um déficit total na indústria nacional de -1,3%, segundo dados do IBGE.
Ainda segundo os pesquisadores, o minério de ferro representa 86% do total da produção industrial do Pará. Por isso as reduções neste setor têm grande impacto e alteram diretamente a economia do estado.
Outros setores também registraram queda de produção no Pará, entre eles se destacam as indústrias de metalúrgica, com uma redução de 15,9%; papel e celulose, com menos 17,4%; e madeireiras, que tiveram uma redução de 12,1%.
A redução na produção paraense quebra uma crescente escalada econômica que o estado registrava desde 2017, onde as altas consecutivas registraram 10,3% e 9,6% de crescimento.
Fonte: G1 Pará