De acordo com dados do Ministério da Economia, Indústria, Comércio Exterior e Serviços (MDIC), neste ano o Pará se tornou o quinto maior estado exportador do Brasil. Entre os meses de janeiro a outubro, o Pará exportou mais de U$14 bilhões, um aumento de 11,86% em relação ao mesmo período do ano passado.
Os produtos de maior destaque de exportação estão relacionados a mineração. Os dados do Centro Internacional de Negócios (CIN), da Federação das Indústrias do Estado do Pará (Fiepa) mostram que o setor representa 90,36% de tudo o que é exportado no Pará.
Quanto aos pontos percentuais, o item que teve maior crescimento nas vendas entre os dez primeiros meses do ano passado e o mesmo intervalo deste ano, o milho em grãos liderou, com reajuste de 319% no comparativo de exportação.
A pesquisa do Ministério ainda os números sobre importações, que, entre janeiro e outubro deste ano, chegaram em US$ 1 bilhão, com variação de 10,54% em relação aos dez primeiros meses de 2018. Os principais itens comprados pelo Estado foram máquinas e aparelhos para renovação do parque industrial.
Calculando a diferença entre o que foi exportado e importado, o Pará fecha o período com um saldo positivo de US$ 13 bilhões, ficando em primeiro lugar na lista dos melhores saldos na balança comercial do país.
Fonte: Oliberal