Uma cena inusitada. O vendedor Marcelo Oliveira, 35 anos, cantou e tocou violão durante uma cirurgia que era realizada em seu cérebro. A intervenção médica foi realizada no hospital público estadual Ophir Loyola, em Belém.
A cirurgia teve o objetivo de retirar um tumor, localizado em uma área que é responsável pela fala e movimentos do corpo. A operação foi realizada através de um método que acompanha a atividade cerebral em tempo real, por isso o paciente fica lúcido e pode conversar com a equipe médica durante a operação.
De acordo com Marcelo, há cerca de um ano com começou a sentir formigamentos no lado direito do corpo. Depois disso ele chegou a ter dois episódios de crises convulsivas, chegando a desmaiar na empresa onde trabalha. Entre outros sintomas, ele chegou a relatar que também começou a sofrer perda de memória
Como sabia que iria precisar ficar acordado durante a cirurgia, Marcelo pediu que pudesse tocar e cantar um de seus louvores favoritos, a canção “Deus de Promessas” do cantor evangélico Davi Sacer. O paciente chegou a dizer que não sabia o porquê de estar passando por tudo aquilo, mas que sabia que havia muita coisa para acontecer em sua vida.
Durante a avaliação com a neuropsicológa, a equipe verificou que uma cirurgia convencional poderia causar sequelas cognitivas para o paciente. Por isso decidiram utilizar a estimulação cortical, para detectar quais áreas poderiam ser manipuladas sem causar prejuízos a Marcelo.
A cirurgia durou em torno de 6h com a metodologia que reduz complicações cirúrgicas e o tempo de internação. Marcelo ainda irá passar por exames para verificar o sucesso da cirurgia.
Fonte: Agência Pará