O vice-prefeito de Jacareacanga, Valmar Kaba Munduruku, está foragido. Ele é um dos alvos da operação Mundurukânia 2, que investiga a suspeita de Valmar ter apoiado o garimpo ilegal em terras indígenas da região. Um mandado de prisão preventiva e de busca e apreensão foram expedidos contra o vice-prefeito.
A operação é feita em conjunto com a Força Nacional de Segurança Pública e a Força Aérea Brasileira. Ao todo, 45 policiais federais e 30 integrantes da Força Nacional atuaram nas terras indígenas Munduruku e Sai Cinza, localidades que seriam alvo de garimpeiros.
Os agentes cumprem seis mandados de prisão preventiva e cinco de busca e apreensão expedidos pela Justiça Federal de Itaituba. Até então, há notícia de duas prisões, mas a Polícia Federal não divulga a identidade dos acusados. Armas e munições estão entre os objetos apreendidos pelos policiais.
A operação é uma resposta aos ataques contra agentes de segurança pública que participaram da Operação Mundurukânia 1, bem como dos incêndios provocados nas residências das lideranças indígenas nos dias 25 e 27 de maio.
Fonte: G1 Pará