Uma operação do Grupo de Atuação Especial no Combate ao Crime Organizado (Gaeco), resultou na prisão de dois homens em Belém e Ananindeua. Os dois são acusados de fazerem parte de uma organização criminosa que roubava cargas de caminhões, além de outras atividades como lavagem de dinheiro e falsificação de notas fiscais.
Vários mandados de prisão preventiva foram cumpridos em bairros de Belém e Ananindeua. Na operação, os agentes do Ministério Público do Pará (MPPA) conseguiram apreender cheques, celulares, documentos e um computador.
A operação denominada “Mercúrio” foi deflagrada nesta quinta-feira, 29, em vários estados do país. Um total de 45 prisões preventivas e 48 temporárias foram expedidas, além de 110 mandados de busca e apreensão em dez estados, entre eles: Pernambuco, Minas Gerais, Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Santa Catarina, São Paulo, Pará, Paraná e Tocantins.
As prisões são resultado de dez meses de investigação. Os mandados de prisão e de busca e apreensão foram expedidos pela Justiça da Comarca de Uberlândia, em Minas Gerais, e remetidos aos estados para o efetivo cumprimento. Ao todo, a operação Mercúrio já conseguiu o bloqueio judicial de R$ 40 milhões e a apreensão de cerca de 200 veículos.
Fonte: MPPA