As ações de fiscalização durante o feriado de Corpus Christi, nesta quinta-feira (11), registraram pelo menos 400 pessoas em balneários do Pará, como em Outeiro e Mosqueiro. Todas foram retiradas para impedir aglomerações e o contágio pelo novo coronavírus.
Pelo decreto estabelecido, praias, balneários, igarapés, clubes e similares permanecerão fechados até terça-feira (14). Em Mosqueiro, a ação começou no Pórtico de acesso à ilha, com barreira educativa para conscientizar motoristas e passageiros que passavam pelo local. As orientações foram para o uso obrigatório de máscara, higienização das mãos com álcool em gel, o distanciamento social e a proibição de acesso às praias.
De acordo com o inspetor da GBM, Roberto Carlos, responsável pela guarnição do distrito de Mosqueiro, a operação é realizada diariamente, desde a publicação do decreto municipal.
“Hoje, como é feriado, o fluxo nas praias tende a aumentar, porém, devido à pandemia, não é permitido. A GMB está aqui fazendo cumprir as determinações do decreto. Abordamos o cidadão e solicitando que ele volte para a casa. Explicamos que, nesse momento, o mais prudente é ficar em casa”, salientou o inspetor.
Apesar da orientação, as praias das ilhas foram frequentadas. Os guardas municipais retiraram 178 banhistas das praias de Outeiro e 218 de Mosqueiro. “Quando a guarnição faz a abordagem, as pessoas são orientadas e vão embora. A gente vai continuar fiscalizando até a vigência do decreto”, garantiu o Roberto Carlos. Os balneários seguem com ações durante todo o final de semana, incluindo a Ilha de Cotijuba.
Além das praias, a GMB, através do motopatrulhamento do grupamento Ronda da Capital (Rondac), fiscalizou as feiras livres e os bairros de Belém, em atendimento às denúncias provenientes do 153, o disque denúncia.
Fonte: G1 Pará