Uma operação da Polícia Federal deflagrada nesta última terça-feira (15) resultou na prisão de Samir Chamon, irmão do deputado estadual Chamonzinho (MDB). Ele é suspeito de participar de um esquema criminoso de extração ilegal de minério de ferro no município de Curionópolis, sudeste do Pará.
De acordo com a investigação, Samir é dono de uma empresa alvo da operação que utilizava minérios anulados pela Justiça Federal e sem autorização da Agência Nacional de Mineração (ANM), o que impede que o minério seja beneficiado ou transportado do município.
Além de Samir Chamon, outras 4 pessoas foram presas em flagrante. Os agentes da operação relatam que Samir tentou fugir do local e mandou que todos os seus trabalhadores se retirassem no momento em que a Polícia Federal chegou.
Os agentes também apreenderam grande quantidade de minério, R$ 34 mil, quatro caminhões, três veículos menores, um trator, uma pá carregadeira, três britadores móveis, além de documentos e mídias eletrônicas.
Samir Chamon pode ser indiciado por crimes contra o patrimônio da União, crimes ambientais e organização criminosa, com uma pena máxima de até 13 anos de prisão.