Operação da PF prende grupos criminosos que invadiam Terras Indígenas

Operação da PF prende grupos criminosos que invadiam Terras Indígenas

Desde esta segunda-feira, 17, a Polícia Federal o Ministério Público Federal MPF e o Exército realizam uma Força Tarefa para combater grupos criminosos que estão instalados em terras indígenas, localizadas no distrito de União de Bandeirantes, município de Porto Velho (RO).

A operação, denominada de SOS Karipuna, nasceu das denúncias que o povo Karipuna fez aos órgãos de defesa, já que criminosos vêm invadindo suas terras e fazendo a prática da grilagem (apropriação ilegal de terras), loteamento e a comercialização das áreas indígenas.

A Força Tarefa também tem o objetivo de combater o crime conhecido como “lavagem de madeira”, um esquema ilegal para obtenção de créditos virtuais que visam o comércio da madeira extraída das Terras Indígenas Karipuna, através do Sistema de Emissão de Documento de Origem Florestal (Sisdof).

A conclusão da operação resultou em mais de 50 mandados de prisão temporária, prisão preventiva e busca e apreensão de materiais. Outras medidas, como quebras de sigilo bancário, suspensão de atividades e suspensão de estabelecimentos também foram realizados, além do bloqueio de R$46 milhões da conta dos acusados.

Os investigados podem responder pelos crimes de furto ilegal de madeira, estelionato, receptação, falsificação, desmatamento ilegal, constituição e participação em organização criminosa e uso de documento falso, diversos crimes ambientais, lavagem de dinheiro e crimes contra a ordem tributária. As penas variam de 21 até 60 anos de prisão.

Fonte: Greenpeace

Fechar Menu