Oficina de Biojoias será destaque na 10ª Fecti

Oficina de Biojoias será destaque na 10ª Fecti

Adereços criados a partir de sementes amazônicas e metais. Essas são as “Biojoias”, um dos destaques que serão apresentados na 10ª Feira Estadual de Ciência, Tecnologia e Inovação (Fecti). A programação é realizada pela Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Educação Profissional e Tecnológica (Sectet), e acontecerá de 23 a 25 de outubro, na Estação das Docas, Belém.

No dia 23, a programação da Sala Multiuso da Estação Business será voltada, especialmente para iniciativas de sustentabilidade social e ambiental. A programação apresentará projetos sustentáveis diversificados, passando pela elaboração de protótipos de filtragem de água dos rios, voltado ao uso sustentável; projeto de captação de energia solar a partir de produtos recicláveis; e confecção de biojoias.

O público também terá a oportunidade de acompanhar todo o processo de filtragem da água dos rios, um projeto criado pela equipe da professora Elza Leão, do curso Técnico de Mecânica do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia (IFPA). Eles elaboraram um banco de filtração de água de rio a partir de caroço de açaí. O projeto pretende assegurar a disponibilidade e a gestão sustentável e saneamento para comunidades ribeirinhas.

Acompanhe abaixo a programação completa do dia 23/10:

  • 9h: Escola Açaí, de Abaetetuba – Mostra de Ciência e Tecnologia da Escola Açaí (MCTEA)
  • 10h: Projeto “Construção de banco de filtração de água de rio em 3 estágios fabricado em cerâmica extrativada e carvão ativado oriundo de caroço de açaí”, do IFPA.
  • 11h: Projeto Girassol Solar, da Unama.
  • 14h às 18h: Oficina “Biojoias: o uso das sementes de espécies florestais como gema orgânica”

Fonte: Agência Pará

Fechar Menu