Obras paralisadas nos municípios de Mãe do Rio e Rondon do Pará, regiões nordeste e sudeste do estado, em breve serão retomadas pela Secretaria de Estado de Desenvolvimento Urbano e Obras Públicas (Sedop). Nesta última quarta-feira (2), técnicos da secretaria estiveram vistoriando as obras para retomar os serviços o mais rápido possível.
Em Mãe do Rio, a Secretaria vai retomar, na próxima segunda-feira (7), as obras de pavimentação nas ruas Cândido Crispim Mendes e Padre Mariano, que iniciaram em 2014 e estavam paralisadas. A verba, referente ao convênio entre Governo do Estado e Caixa Econômica Federal, já foi repassada à empresa executora dos serviços.
O município de Rondon do Pará também foi visitado pela equipe. No local, a Sedop se comprometeu em entregar, até novembro deste ano, as obras de drenagem e pavimentação em 5.851 metros de vias distribuídas em quatro bairros da cidade: Recanto Azul, Parque Elite, Jaderlândia e Centro. A obra deverá beneficiar, pelo menos, 1.000 famílias.
O investimento é proveniente do Fundo de Desenvolvimento Regional com Recursos da Desestatização (FRD), destinado pela Vale aos municípios localizados na área de influência da empresa, como uma forma de compensação pelos impactos provenientes da sua instalação no Estado.
Além da pavimentação, a Sedop vai urbanizar, a partir do convênio firmado com a Prefeitura de Rondon, parte da BR-222. No local, serão executadas obras para instalação de uma ciclovia e serviços de paisagismo. Até junho de 2020, o órgão deve entregar ao município 2.000 metros de ciclovia, investindo pouco mais de R$ 1,7 milhão.
Fonte: Agência Pará