Nuvem de gafanhotos ameaça chegar ao Brasil novamente

Nuvem de gafanhotos ameaça chegar ao Brasil novamente

A nuvem de gafanhotos, que já havia sido descartada como um perigo para o Brasil, volta a ameaçar o território brasileiro. A previsão da Divisão de Defesa Sanitária Vegetal da Secretaria da Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural do Rio Grande do Sul, é que até a próxima quarta-feira (22) a praga possa chegar ao Rio Grande do Sul.

No momento a nuvem de gafanhotos está estável em Corrientes, Argentina, a 130 quilômetros do município gaúcho de Barra do Quaraí. As informações sobre os insetos estão sendo repassadas pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), que acompanha a situação com o órgão fitossanitário argentino.

De acordo com o chefe da Divisão de Defesa Sanitária, Ricardo Felicetti, existe preocupação com “a elevação das temperaturas no Rio Grande do Sul neste final de semana”, mesmo assim, ele afirma que há um plano operacional de emergência elaborado com o Ministério da Agricultura.

Ele acrescenta que, apesar do estado de alerta, hoje a tendência é que haja um deslocamento da nuvem para a província de Entre Rios, na fronteira da Argentina com o Uruguai. Embora não representem um risco direto para os seres humanos, os gafanhotos podem, em grupo, causar grandes prejuízos econômicos, devorando plantações em questões de horas.

A orientação é que produtores rurais fiquem atentos à chegada dos insetos e comuniquem sua presença imediatamente à inspetoria de defesa agropecuária da Secretaria da Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural ou ao escritório municipal da Emater mais próximo.

Fonte: Uol notícias

Fechar Menu