Uma nova pesquisa no desenvolvimento de exames para Covid-19 acaba de desenvolver um novo aparelho que pode detectar o vírus em até 1 minuto.
Desenvolvido por pesquisadores da Universidade de Ben-Gurion, em Israel, o aparelho que parece uma espécie de “bafômetro” identifica o novo coronavírus após o paciente soprar no dispositivo. Após uma análise óptica e eletromagnética, é possível descobrir a presença ou não do vírus no corpo.
“Se iluminarmos este chip com um tipo de radiação sem o vírus, teremos um tipo de resposta a uma radiação eletromagnética. Mas se há vírus no chip, obtemos uma diferente resposta”, explicou Gabby Sarusi, vice-diretor de pesquisa da Escola de Engenharia Elétrica e Computação da Universidade Ben-Gurion (BGU), em entrevista ao G1.
O aparelho já foi testado em 120 pessoas e de acordo com os cientistas obteve uma eficácia de 90%. Um banco de dados já foi criado para armazenar automaticamente os resultados, que servirão como norteadores das próximas pesquisas.
Praticidade e rapidez
Esse novo teste apresenta algumas vantagens em comparação aos demais métodos: a precisão, a rapidez e o baixo custo. Vale destacar que, para realizar esse exame, não é necessário o uso de reagentes ou amostras — fator que contribui para a praticidade. Quanto ao valor, cada testagem pode chegar a US$ 50, estimam os especialistas.
“O passageiro sopra o bafômetro e, enquanto recolhe sua mala no raio-X, tem o resultado e pode viajar tranquilamente, se estiver livre do novo coronavírus”, pontua o especialista.
Além disso, esse é um método bem menos invasivo se comparado ao PCR, no qual uma espécie de bastonete é inserida na cavidade nasal do paciente com o objetivo de coletar amostras do fundo da garganta — que são analisadas em alguns dias.
A equipe espera solicitar a aprovação da Food and Drugs Administration (FDA), agência norte-americana de controle de medicamentos, dentro de 45 dias. Sarusi estimou que, caso a proposta seja aprovada, o teste pode chegar à população em outubro ou novembro.
Fonte: Tecmundo